• Detalhe da matéria 2
  • Ação do Programa de controle da doença de chagas em Catas Altas

Ação do Programa de controle da doença de chagas em Catas Altas

Na última semana, a Prefeitura de Catas Altas, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma importante atividade do Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCH), com a intervenção dos Agentes de Combate às Endemias (ACE’s).

O treinamento “Vigilância ativa da Doença de Chagas”, realizado pela Supervisora de Endemias, Alessandra Barbosa, aconteceu em duas localidades rurais e teve o objetivo de capacitar as ACE’s acerca das melhores práticas no combate à doença.

Durante a atividade, as ACE’s aplicaram um produto desalojante para facilitar a identificação e coleta dos triatomíneos, popularmente conhecidos como barbeiros. Esta medida é fundamental para o controle da doença, uma vez que os barbeiros são os principais transmissores do Trypanosoma cruzi, o parasita causador da Doença de Chagas.

“Essa iniciativa demonstra o comprometimento com a prevenção e controle de doenças endêmicas, garantindo a saúde e o bem-estar da população local”, ressalta o Prefeito, Saulo Morais.