• Detalhe da matéria
  • Jornada Educativa com alunos da Rede Municipal

Jornada Educativa com alunos da Rede Municipal

Recentemente, a Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou um trabalho com a turma do 4º ano da Escola Municipal Agnes Pereira Machado.

Em uma roda de conversa especial, com a servidora da Secretaria de Turismo e Cultura, Sílvia Braga, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os vinhos artesanais e a Festa do Vinho.

O ponto de partida foi a exibição de um vídeo informativo sobre a APROVART, os produtores de vinhos e a própria festividade. Através desse recurso audiovisual, os alunos puderam compreender os bastidores da produção de vinhos, conhecer os produtores locais desse processo e entender a história por trás da Festa do Vinho.

Durante a roda de conversa, os alunos se envolveram, identificando pessoas no vídeo com quem possuem laços afetivos. Eles também tiveram a oportunidade de aprender sobre os detalhes do processo de produção de vinho, a origem e evolução da festa, incluindo o motivo da mudança de endereço, o número de produtores envolvidos, o desenvolvimento do concurso do melhor vinho e a composição do júri responsável pela seleção dos vencedores.

“Essa experiência não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre a cultura local, mas também a compreender a importância histórica e cultural da nossa tradição”, afirma a Secretária de Turismo e Cultura, Aline Duarte.