• Detalhe da matéria 2
  • Projeto Deficiência em Questão

Projeto Deficiência em Questão

Você já ouviu falar do Projeto Deficiência em Questão? A iniciativa realizada pela Amanda Viegas, graduanda em Serviço Social pela UFOP e estagiária na Prefeitura de Catas Altas, busca contribuir para a inclusão social da pessoa com deficiência.

Ao acompanhar os atendimentos realizados no CRAS do município, Amanda ouviu relatos de alguns usuários sobre a falta de atividades, programas e projetos voltados para as pessoas com deficiência – PcD  no município. “A partir disso que surgiu a ideia de elaborar um projeto de intervenção voltado para a criação de Grupos de Convivência para pessoas com deficiência”, afirma Amanda Viegas.

A criação dos grupos de convivência é organizada como uma roda de conversa para trocas de experiências e materiais que possam contribuir para os debates. Alguns dos objetivos deste projeto é discorrer sobre como é ser uma pessoa com deficiência e as possibilidades de socialização, incitar o público PcD sobre a importância de construir e participar de espaços que debatem a inclusão e acessibilidade, além de estimular o protagonismo, autonomia e o empoderamento das pessoas com deficiência.