• Queijo Minas Artesanal: Tradição e renda em Catas Altas

Queijo Minas Artesanal: Tradição e renda em Catas Altas

O Queijo Minas Artesanal representa a diversidade natural e cultural do estado, além de ser parte integrante de nossa identidade.Em 2022, o Queijo Minas Artesanal da região “Entre Serras – da Piedade ao Caraça” recebeu reconhecimento. Catas Altas é um dos municípios contemplados nessa região e o reconhecimento foi baseado em um estudo técnico realizado pela Emater-MG.A Prefeitura de Catas Altas e a Emater apoiam o desenvolvimento desse setor, qualificando os Agricultores Familiares envolvidos e fornecendo serviços como terraplanagem, elaboração de plantas das Unidades Produtivas de Queijo Minas Artesanal, adesão ao SIM Consmep e divulgação da produção.O Sítio Carvalho foi a primeira propriedade a receber a planta da agroindústria. No mês passado, o casal Sr. Milton José Pereira e Elane Cristina Rodrigues Silva Pereira recebeu a visita da Consmep, onde a planta foi aprovada e a construção da Unidade Produtiva de Queijo Minas Artesanal em Catas Altas foi liberada.Além disso, agricultores e produtores de leite de Catas Altas participaram do encontro técnico “Vale do Piranga Leite”, realizado em junho deste ano no Campo Experimental da Epamig em Oratórios (MG). A visita foi possível graças à Prefeitura Municipal de Catas Altas, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Emater. O evento ofereceu palestras, orientações técnicas e trocas de experiências no setor leiteiro, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento de suas atividades.