• 17 de Agosto: Dia Nacional do Patrimônio Histórico

17 de Agosto: Dia Nacional do Patrimônio Histórico

A Prefeitura de Catas Altas acredita que conservar o patrimônio é valorizar a nossa história. Essa importante data foi escolhida em homenagem ao historiador e jornalista, Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do IPHAN em 1937. O Instituto é responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos. O objetivo desta data é conscientizar a população sobre a preservação dos patrimônios nacionais.

Em Catas Altas, cidade rica em patrimônio histórico, um bem que se destaca é a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Esse monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano de 1939, está inserido no núcleo histórico do município tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA – MG) no ano de 1989. Constituindo um dos mais importantes monumentos históricos do município, tendo sua relevância reconhecida como parte importante da história do Brasil.

Um exímio exemplar da segunda fase do barroco, que permanece com seu interior inacabado, devido a escassez do ouro, possibilita aos visitantes conhecerem as etapas de construção e a policromia, tornando-se um dos mais importantes ícones da arquitetura e ornamentação do Brasil neste estilo. Em seu interior, obras de diversos artistas como: Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito, e outras atribuídas a Antônio Francisco Lisboa o “Aleijadinho” e Manuel da Costa Ataíde o “Mestre Ataíde”.