• Prefeitura orienta sobre revacinação e aplicação de doses diferentes

Prefeitura orienta sobre revacinação e aplicação de doses diferentes

A Secretaria Municipal de Saúde de Catas Altas informa que o processo de imunização contra a Covid-19 segue criteriosamente o calendário e o protocolo definido pelo Ministério da Saúde.

Ressalta-se que após a aplicação da 1ª dose inicia-se a produção de anticorpos, mas ainda em quantidade insuficiente para garantir a proteção completa, por isso é imprescindível tomar a 2ª dose. Além disso, não se deve, de forma alguma, tomar a 2ª dose da vacina de um laboratório diferente da 1ª dose.

Considerando a irregularidade na revacinação e a aplicação de doses diferentes ocorridas em algumas cidades, o Ministério Público informa que poderá adotar medidas legais, administrativas e judiciais cabíveis contra os responsáveis mediante a violação das diretrizes legais do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

Apesar de serem desenvolvidos a partir de tecnologias diferentes, alguns imunizantes, autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), possuem a característica comum de exigirem a aplicação de 2 (duas) doses para garantir o ciclo completo de vacinação, em intervalo determinado, para atingir a eficácia proteção esperada para o imunizante.

Imunizantes:
    CoronaVac – Aplicação em duas doses, em um intervalo entre 14 e 28 dias
    AstraZeneca – Aplicação em duas doses, em um intervalo de 12 semanas (84 dias)
    Pfizer – Aplicação em duas doses, em um intervalo de 12 semanas (84 dias)
    Já o imunizante Janssen é aplicado em apenas uma dose.

A Secretaria de Saúde irá intensificar o acompanhamento do registro no cartão de vacina para evitar a ocorrência de revacinação e cruzamento de vacinas em nosso município.