• Principal
  • PATRIMÔNIO HISTÓRICO

  • PATRIMÔNIO HISTÓRICO

    Catas Altas é uma charmosa cidade, tipicamente mineira, cuja formação do povoado que deu origem ao atual município começou a ocorrer no final do século XVII, por volta de 1694 com a descoberta de ricas minas auríferas.

    Como vestígios de grande opulência, é possível encontrar no município construções que são referência para a história, memória e identidade de seus moradores.

    Diante de seu valor cultural, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (foto) é um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1939, o bem está inserido no núcleo histórico do município, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA – MG) em 1989. Sendo assim, constituindo um dos mais importantes monumentos históricos do município, tendo sua relevância reconhecida como parte importante da história do Brasil. Um exímio exemplar da segunda fase do barroco, que permanece com seu interior inacabado, devido a escassez do ouro, possibilitando aos visitantes conhecerem as etapas de construção e a policromia, tornando-se um dos mais importantes ícones da arquitetura e ornamentação do Brasil neste estilo. Em seu interior, obras de diversos artistas como: Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito, e outras atribuídas a Antônio Francisco Lisboa o “Aleijadinho” e Manuel da Costa Ataíde o “Mestre Ataíde”.

    O Acervo Arquitetônico e Paisagístico do Santuário do Caraça, de propriedade da Província Brasileira da Congregação da Missão, situado no município de Catas Altas foi transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), teve seu tombamento realizado pelo IPHAN ano de 1955 e pela Constituição do Estado de Minas Gerais no ano de 1989. Só o Caraça paga toda a viagem a Minas”, essa frase do imperador Dom Pedro II, permanece atual. Um verdadeiro resumo do que os visitantes e turistas podem esperar de um lugar mágico, que tem responsabilidade cultural, ambiental e social.

    Muitos outros bens compõem o patrimônio histórico do município, bens materiais e imateriais que contam histórias da cidade e também de seus moradores. Permite no presente conhecer o passado e garantir através da preservação que as próximas gerações também tenham direito a vislumbrar a própria história.

    Confira a relação completa dos Patrimônios Protegidos de Catas Altas no arquivo abaixo.